segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MEU PLANETINHA



BOM DIA!!!!
hoje trabalharemos nesse site abaixo. Cliquem no hiperlink e bom trabalho!!!

http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Água é vida! E é da nossa vida estamos a falar.



A Terra é o “planeta azul" e só se conhece água na Terra.
A água é talvez o recurso mais precioso que a Terra oferece à humanidade.
Os seres vivos precisam de água para viver, e nós sabemos da sua importância para a nossa sobrevivência.
Cabe a cada um de nós preservarmos a água para que, no futuro, os seres vivos não fiquem fiquem comprometidos com a falta deste recurso.

Após a leitura do texto acima, cliquem no hiperlink abaixo e boa sorte!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pobre virtual



Turminha..

encontrei um novo site sobre meio ambiente. Vamos aproveitar hoje e aprender jogando a cuidar do nosso meio ambiente.

cliquem no hiperlink abaixo e boa sorte!!


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PATRULHA GOTA D'ÁGUA

BOM DIA, LINDINHOS....

AJUDE O SUPER H20 A ACABAR COM O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA CIDADE !!!
APERTEM NO LINK ABAIXO E BOM JOGO. QUERO SABER EM COMENTÁRIOS QUEM FEZ A MAIOR PONTUAÇÃO, OK?
BEIJOS A TODOS.
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

COLETA SELETIVA

O QUE É COLETA SELETIVA?
É A Separação dos materiais reciclaveis, daqueles que são realmente lixo.

A coleta seletiva visa em separar e classificar o lixo para que se possa aproveitar tudo o que é reciclável. Geralmente, separa-se material inorgânico - vidro, papel, metais, plásticos, papéis - do orgânico, composto de restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco de animais, em recipientes de cores diferenciadas. Ela é o primeiro passo para reciclar o lixo.
A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são uma solução indispensável, por permitir a redução do volume de lixo para disposição final em aterros e incineradores. Não é a única forma de tratamento e disposição: exige o complemento das demais soluções.
O fundamento deste processo é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo, que é destinado a aterros ou usinas de compostagem.
A implantação da coleta seletiva começa com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.
É aconselhável distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de papel ou plástico).
A instalação de postos de entrega voluntária em locais estratégicos possibilita a realização da coleta seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifícios comerciais e públicos.
Deve-se elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.
Finalmente, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho.

RESULTADOS

AMBIENTAIS
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.
ECONÔMICOS
A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. É um investimento no meio ambiente e na qualidade de vida. Não cabe, portanto, uma avaliação baseada unicamente na equação financeira dos gastos da prefeitura com o lixo, que despreze os futuros ganhos ambientais, sociais e econômicos da coletividade. A curto prazo, a reciclagem permite a aplicação dos recursos obtidos com a venda dos materiais em benefícios sociais e melhorias de infra-estrutura na comunidade que participa do programa. Também pode gerar empregos e integrar na economia formal trabalhadores antes marginalizados, como no caso de Vitória-ES.
POLÍTICOS
Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, como no caso de Curitiba, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.
QUAL SERIA O SEU PLANO DE TRABALHO PARA UMA EXCELENTE COLETA SELETIVA EM NOSSA ESCOLA?O QUE PODERÍAMOS FAZER COM O DINHEIRO ARRECADADO?
O MELHOR PLANO ELABORADO SERÁ ESCOLHIDO E COLOCADOEM PRÁTICA NA NOSSA ESCOLA. BOA SORTE A TODOS.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Reciclagem de lixo útil

Bom dia ,
hoje vamos assistir ao video no link abaixo e depois vamos deixar nossa opinião sobre o Projeto Câmbio Verde nos comentários, ok?
beijos
Pro Rose
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/videos/reciclagem-de-lixo-util.php

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Jogos de meio ambiente

Bom dia ,
Hoje usaremos o link abaixo para que cada um escolha o jogo sobre meio ambiente que mais gostar;mas depois de jogar quero saber o nome do jogo.
Deixe seu nome e o nome do jogo nos comentários, ok?

http://www.brincandoseaprende.com.br/meiamb.php?area=MeioAmbiente

beijos a todos

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

LIXO TECNOLÓGICO: SITUAÇÃO ATUAL


O mercado da informática cresceu assustadoramente nos últimos anos, e o lixo gerado por ele também. Os resíduos eletrônicos estão entre as categorias de detritos com o maior crescimento no mundo e, hoje, atinge a marca de 40 milhões de toneladas anuais.

No Brasil, dez milhões de equipamentos novos chegam às lojas todos os anos e, sem leis que regulamentem o destino do lixo tecnológico, cerca de um milhão de computadores são jogados fora anualmente. Os mais antigos contêm altas taxas de produtos químicos venenosos ou metais pesados como o mercúrio, o cádmio e o chumbo. Quando incinerados, lançam gases tóxicos no meio ambiente, e o risco de vazamento dessas toxinas e metais pesados no solo e nos lençóis freáticos é altíssimo.

Mesmo que os equipamentos antigos continuem guardados no fundo dos armários junto com outras tralhas que acumulamos ao longo da vida e jamais cheguem aos lixões, essa situação não deixa também de ter impacto, ainda que indireto, sobre o meio ambiente. Apesar de uma parte desses resíduos serem aproveitados no mercado de segunda mão, o resto terminará nos lixões e esse é o perigo. Além das substâncias tóxicas, o lixo tecnológico também contém quantias significativas de prata, ouro e outros metais com alto valor de mercado. A reciclagem do ouro contido em velhas placas de computador, por exemplo, é muito mais vantajosa e produz menos impacto ambiental que extrair o metal da terra. Porém, a reciclagem, como é feita atualmente, não é tão benigna como parece.

Algumas empresas americanas e européias processam o material com a real preocupação de minimizar a poluição e os riscos à saúde, mas a maioria costuma vendê-lo a intermediários que, por sua vez, o enviam a países em desenvolvimento, onde as leis de proteção ambiental são inexistentes ou pouco respeitadas. Para quem mora nas nações ricas, que mais geram esse tipo de lixo, essa é uma solução conveniente. Para os brasileiros, que estão consumindo eletrônicos em uma escala cada vez maior, é o momento de se mobilizar em torno de mais esse perigo ao meio ambiente.Conhecer mais sobre o assunto, pressionar por políticas públicas que regulamente o descarte de resíduos tecnológicos, incorporar ações sustentáveis no dia-a-dia são atitudes que o CDI incentiva para que todos exerçam plenamente sua cidadania.

ESCOLHAM UM DOS SITES ABAIXO E DEPOIS ESCREVAM SOBRE QUAIS ATITUDES VOCÊS ACHARAM MAIS IMPORTANTE


Greenpeace
Blog sobre lixo tecnológico
Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A ARTE DE RECICLAR



A Recicloteca e a arte de reciclar
A Recicloteca incentiva arte, design, moda e artesanato com recicláveis, através da promoção de cursos, oficinas e exposições.
A promoção de eventos e exposições que incentivem o trabalho de artistas plásticos, estilistas, designers e artesãos que incorporem a proposta da reciclagem em suas criações é, definitivamente, uma importante forma de despertar a atenção para esta questão.
Além de prestigiar o sentido estético da arte da reciclagem, a Recicloteca valoriza e estimula ações ligadas ao reaproveitamento com uma visão de contribuição social, tendo prestigiado em suas exposições. Entrem no site abaixo e vejam quantas opções você pode ter para reutilizar o lixo.


AGORA DIGAM A TODOS O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO E O QUE VOCÊ VAI FAZER QUANDO TIVER OPORTUNIDADE.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Água, a base de tudo

Quem já não ficou um tempão dentro de um ônibus ou em um lugar fechado num dia de verão, incomodado pelo calor, pensando na hora de chegar em casa e tomar uma ducha refrescante e matar a sede com um copo de água gelada? O alívio é imediato, como mergulhar num rio ou aproveitar a queda de uma cachoeira. E para ir a uma festa, onde vão estar os amigos e até aquela paquera da escola? Não dá para pensar em sair de casa sem um banho ou escovar os dentes.Coisas tão automáticas como girar a torneira para a água sair pelo cano. É isso mesmo. Tudo tão automático que já nem pensamos mais como a nossa vida depende tanto da água.
Para enterdermos melhor como a água se distribui no planeta, assistam ao vídeo
http://br.youtube.com/watch?v=55RjCoKsZhQ
e respondam:
Podemos pensar onde estão as fontes de água, se o cosumo é possível ou não e veremos , ao analisarmos a disponibilidade da água potável, evitar o desperdício e a degradação da água??
O que vocês acham disso??O que podemos fazer??

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aterro sanitario

São terrenos onde os caminhões despejam o lixo em buracos cavados no chão, forrados com plástico ou argila para impedir a penetração de líquidos nos lençóis de águas substerrâneos. Isso nem sempre impede que os terrenos ao redor sejam poluídos pelas toxinas e pelo chorume, que é um líquido preto formado no lixo.
Os lixos são colocados em camadas e compactados por tratores. Depois de preenchidos são cobertos com terra diariamente, para evitar mau cheiro e a presença de ratos e insetos
O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e fica na sua superfície externa. Grande parte dessa camada é rica em substâncias nutritivas e é onde se desenvolvem os vegetais. Quando o solo fica poluído, os alimentos produzidos ficam 'envenenados'.
A poluição do solo pode ter várias causas, mas uma das principais é o uso de produtos químicos na agricultura. Os agrotóxicos, como são chamados, servem para fertilizar o solo, eliminar ervas daninhas e destruir pragas. São úteis para a produção, mas causam estragos ambientais terríveis, alterando o equilíbrio do solo e envenenando animais através das cadeias alimentares.
As fábricas também são outra fonte de poluição do solo. Como grandes produtoras de lixos, normalmente acumulados em depósitos irregulares, esses lixos, mesmo quando não tóxicos, acabam vazando pelos containers corroídos, contaminando a terra.
Outros grandes poluidores são os aterros, onde são jogados os lixos recolhidos nas cidades. A decomposição da matéria orgânica existente no lixo gera o chorume, um líquido escuro de mau cheiro e um alto potencial poluidor. Apesar da proteção do solo nos aterros, o chorume acaba vazando e contaminando o solo.
Outro problema dos aterros é o lixo tóxico. Como não há a mínima preocupação em separar o lixo, acabam indo para os aterros produtos perigosos, causando danos irreparáveis ao lençol freático.
Outro tipo de lixo extremamente perigoso é o produzido pelas usinas nucleares. Os lixos radioativos causam problemas sérios de saúde. Não há conhecimento científico até hoje sobre como descartá-lo de forma segura.
DE QUE MANEIRA VOCÊS PODEM CONTRIBUIR PARA QUE A QUANTIDADE DE LIXO DIMINUA E PARA QUE A POLUIÇÃO DO SOLO DEIXE DE ACONTECER?

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Planeta água ou planeta terra???


Se pudéssemos olhar a Terra de cima, veríamos uma grande esfera azul: é porque o mar toma conta de quase todo o planeta.
Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Ou seja: quase 2/3 do planeta são cobertos de água.
Mas a maior parte desse montão de água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar, muito salgada para beber e para ser usada em processos industriais; 1,75% está congelada na Antártica, na região do pólo Norte e em outras geleiras; 1,243% fica escondida no interior da Terra. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada. O planeta Terra possui mais água do que qualquer outra substância em sua estrutura. A camada externa da Terra é dura e rochosa e tem até 60 quilômetros de espessura. Embaixo dos oceanos essa crosta não é tão grossa, e chega a 8 quilômetros.
A água é também muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o homem.
Grande parte do corpo humano é feita de água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue dos animais e também na seiva das plantas. Sem água, o planeta seria uma imensidão sem vida.
QUANTO VOCÊ GASTA DE ÁGUA NA SUA CASA?? E NA ESCOLA?? SERÁ QUE VAI FAZER FALTA PARA VOCÊ BEBER??
DEIXE SUA RESPOSTA NOS COMENTÁRIOS.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

6ª aula- O que é lixo de verdade??


AFINAL, O QUE É LIXO?


DEFINIÇÃO
Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?
Ué, mas se serve pra outras pessoas então não é lixo!
É isso aí, tá na hora de revermos o significado dessa palavra!
Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado pelo homem”?
Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados, passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!!!
Por exemplo: aquela famosa poltrona feita de garrafas do tipo PET é um reaproveitamento. Por outro lado a transformação química e física da garrafa PET em fibras de poliéster para a fabricação de tecido para roupas é um processo de reciclagem .
Após a leitura desse texto, coloque nos comentários o que você realmente entendeu e o que pode fazer para melhorar o lixo jogado fora.
Beijos
Prô Rose

sexta-feira, 18 de abril de 2008

5ª aula - um pouco de diversão e brincadeiras sobre a reciclagem

Bom dia..
Lindinhos, cliquem no link abaixo e façam o que é pedido.
Mas prestem atenção em tudo e deixem no comentários qual foi o brinquedo escolhido.
Beijos
Prô Rose
http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=ambiente.asp

sexta-feira, 11 de abril de 2008

4ª aula-coleta seletiva- o que é reciclável e o que não é reciclável


São considerados recicláveis aqueles resíduos que constituem interesse de transformação, que têm mercado ou operação que viabiliza sua transformação industrial. Para citar um exemplo: fraldas descartáveis são recicláveis (http://www.knowaste.com/), mas no Brasil não há essa tecnologia (ainda). Portanto não há destino alternativo aos lixões e aterros sanitários para fraldas descartáveis no Brasil. Logo, fraldas descartáveis não se configuram como materiais recicláveis no nosso contexto. Este exemplo também é bom para demonstrar como não há “receita de bolo” e a importância de o programa de coleta seletiva ter coerência com a realidade local, isto é, a realidade social, ambiental e econômica.
Na lista abaixo há materiais ditos não recicláveis que em certas regiões tem compradores, podendo ser considerados portanto recicláveis.
Papel -Recicláveis
Folhas e aparas de papel
Jornais
Revistas
Caixas
Papelão
Formulários de computador
Cartolinas
Cartões
Envelopes
Rascunhos escritos
Fotocópias
Folhetos
Impressos em geral
Tetra Pak
Papel -Não Recicláveis
Adesivos
Etiquetas
Fita Crepe
Papel carbono
Fotografias
Papel toalha
Papel higiênico
Papéis engordurados
Metalizados
Parafinados
Plastificados
Papel de fax

Cuidados especiais:
Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.


Metal-Recicláveis
Latas de alumínio
Latas de aço: óleo, sardinha, molho de tomate.
Ferragens
Canos
Esquadrias
Arame
Metal -Não recicláveis
Clipes
Grampos
Esponja de aço
Latas de tinta ou veneno
Latas de combustível
Pilhas
Baterias
Cuidados especiais:
Devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados)

Plástico-Recicláveis
Tampas
Potes de alimentos
PET
Garrafas de água mineral
Recipientes de Limpeza
Higiene
PVC
Sacos plásticos
Brinquedos
Baldes
Plástico -Não recicláveis
Cabo de panela
Tomadas
Adesivos
Espuma
Teclados de computador
Acrílicos
Possivelmente recicláveis

Isopor tem reciclagem em algumas localidades
Cuidados especiais:
Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento .

Vidro- Recicláveis
Potes de vidro
Copos
Garrafas
Embalagens de molho
Frascos de vidro
Vidros -Não recicláveis
Planos
Espelhos
Lâmpadas
Cerâmicas
Porcelanas
Cristal
Ampolas de medicamentos
Cuidados especiais:
Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).
Após a leitura deixem sugestões de como poderíamos fazer isso em nossa escola
beijos
pro rose

segunda-feira, 7 de abril de 2008

3ª aula

Pilhas , baterias- cidades e soluções
Após assistir ao video ( www.lixo.com.br) , coloque seu comentário sobre o que você acha desse problema tão grande e suas soluções.
beijos
prô Rose

segunda-feira, 31 de março de 2008

2ª aula




Bom dia ,


hoje nossa leitura será sobre
Catadores de Materiais Recicláveis

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares, e 52,8% dos municípios Brasileiros dispõem seus resíduos em lixões.Hoje estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros é catador.E 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador.Há Catadores de todo tipo.
Trecheiros: que vivem no trecho entre uma cidade e outra, catam lata pra comprar comida.
Catadores do lixão: catam diuturnamente, fazem seu horário, catam há muito tempo ou só quando estão sem serviço de obra, pintura etc.
Catadores individuais: catam por si, preferem trabalhar independentes, puxam carrinhos muitas vezes emprestados pelo comprador que é o sucateiro ou deposista.
Catadores organizados: em grupos autogestionários onde todos são dono do empreendimento, legalizados ou em fase de legalização como cooperativas, associações, ONGs ou OSCIPs.O Catador é um sujeito que, historicamente, tira do lixo o seu sustento. Seja através da prática da coleta seletiva junto a alguns parceiros que doam o seu lixo ou, melhor ainda, seus recicláveis selecionados na fonte; seja caçando recicláveis pelas ruas e lixões, sacando os recicláveis do lixo misturado que o gerador não teve a decência de separar e colocou no mesmo saco o que pode e o que não pode ser reaproveitado.Com esse “trabalho” a companhia de limpeza urbana deixa de pagar inúmeros kilos que seriam coletados e dispostos em aterro ou lixão. Na pior das hipóteses é uma economia. É um serviço a população já que esses materiais coletados pelos catadores vão evitar o consumo de matéria prima virgem – recursos naturais esgotáveis – além da economia com coleta e disposição final.Dentre os Catadores organizados ou em organização existem os
Grupos em organização: com pouca ou nenhuma infra-estrutura, muita necessidade de apoio, e vontade de trabalhar em grupo e se fortalecerem.
Catadores organizados autogestionários: grupos que funcionam como cooperativas de fato onde decisões são tomadas de modo democrático, as vendas e os resultados são de domínio de todos graças a transparência das informações que muitas vezes são afixadas na parede - o valor da venda, dos descontos, as atas das reuniões e etc. Não há uma liderança única da qual dependam todas as decisões e todos os associados representam o empreendimento como dono.
Redes de cooperativas autogestionárias: A idéia de rede é uma forma de fortalecer os grupos na busca de quantidade, qualidade e freqüência que são algumas das imposições do mercado da reciclagem. Em rede os grupos podem vender por melhores preços por terem juntos maiores quantidades e aqueles que não tem prensa poderem enfardar o material. Em rede os grupos também podem se organizar para otimizar a coleta e realizarem inclusive coleta de outros materiais como óleo de cozinha, alimentos entre outros.E há também as
Coopergatos: Grupos não autogestionários, que tem um dono, onde um manda e todos obedecem e funciona como uma empresa privada só que sem os benefícios sociais que uma empresa privada teria que dar.
Cooperativas de Sucateiros: Alguns sucateiros que, nem sempre, mas freqüentemente tem com catadores relações pra lá de exploratórias, percebendo vantagens junto a políticas públicas se regularizam legalmente como cooperativas mas funcionam como empresa privada, sob a fachada do cooperativismo. Infelizmente esse padrão é bastante freqüente.
Cooperativas de apoiadores: Grupos de catadores organizados por pessoas que não tem histórico na catação e se auto-declaram catadores (mas tem perfil de apoiador) para exercer uma liderança sem nenhum compromisso com o processo emancipatório dos catadores. Apoiadores só deveriam fazer parte de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis se fosse no conselho consultivo, sem direito a voto e sem direito a renda.

É imperativo que o apoio aos catadores seja compromissado com o protagonismo deles e a construção dos processos emancipatórios desta categoria.Catadores são vítimas de preconceito por parte da sociedade e constantemente são associados ao problema do lixo podendo ser associados as soluções.São atores históricos da gestão dos resíduos nas cidades e da cadeia produtiva da reciclagem e merecem políticas públicas que fortaleçam seu perfil empreendedor e ecológico.O estilo do apoio no Brasil é o do amparo, da tutela simbólica, que vê os atores históricos como incapazes, estilo cesta básica e assistencialismo. Será bom entender o que é apoio dentro de uma premissa emancipatória.

De acordo com o dicionário Aurélio temos a.poi.os. m. 1. Tudo que serve para amparar, firmar, segurar, sustentar. 2. Mec. e Constr. Base, assento, sapata. 3. Amparo, socorro. 4. Argumento, autoridade, prova, ou qualquer coisa que se autorize, ou se prove. 5. Aprovação, assentimento.
Após a leitura, façam um comentário sobre o que entenderam e sobre o que vocês poderiam fazer para ajudar o meio ambiente com relação ao lixo.
beijos Prô Rose

quarta-feira, 19 de março de 2008

inicio das atividades


Bom dia alunos do 3º ano, a atividade de hoje é a seguinte:

Escrevam sobre o que vocês conhecem do que é LIXO.

Em seguida, entrem no site: http://www.lixo.com.br/ apertando nesse link de cor diferente, e leiam o ítem a esquerda chamado PRECICLE, depois façam comentários.